terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Pudim de Bacalhau

Compra-se o bacalhau com antecedência e livramo-nos das filas intermináveis dos supermercados. Comemos o bacalhau com antecedência também e lá teremos de voltar para a fila... Prometo-me que este ano vou contrariar esta minha tendência e não vou tocar nas últimas postas congeladas. Portanto se estão como eu, usem aquelas postas finas, feinhas, coitadinhas, desfiem e façam a vossa promessa comigo.

Ingredientes:
- 2 postas de bacalhau
- 2 cenouras
- 1 dente de alho
- 1 cebola
- 1 molho de espinafres (usei congelados - 225g)
- 1 malagueta vermelha (opcional)
- 3 gemas
- 3 claras
- 4 colheres de sopa de farinha trigo
- 1 colher de chá de fermento
- sal
- pimenta
- pão ralado

Preparação:
Coze-se o bacalhau.  Retira-se as peles e as espinhas e desfia-se. Pica-se o alho, a malagueta (sem as sementes), a cebola e rala-se as cenouras (piquei tudo junto no robot de cozinha). Coze-se os espinafres com pouca água, escorre-se e pica-se com uma faca. Se forem congelados cozam no microondas.
Mistura-se as gemas com o bacalhau e os legumes. Tempera-se de sal e pimenta. Incorpora-se as claras bem batidas em castelo, misturando sem bater. Deita-se a massa numa forma untada e polvilhada com pão ralado. Leva-se ao forno pré-aquecido a 180º, aproximadamente 20 a 30 minutos. Desenforma-se e rega-se com um fio de azeite. Acompanhei com salada de tomate.

Nota: Usei uma forma rectangular tipo bolo inglês. Sobrou massa e aproveitei a restante pondo um aro de cozinha com um rectângulo de papel vegetal por baixo e apertei dos lados, como se fosse um rebuçado, isto para a massa não escorrer por baixo. Untei o papel vegetal com óleo spray, coloquei a massa e o pão ralado por cima, pois não é necessário virar a forma ao contrário. Foi ao forno menos tempo, pois a dose é menor.

Receita Adaptada do Livro "Cozinha Regional Portuguesa - Bacalhau"


21 comentários:

  1. É um belo pudim!
    Obrigada pelo beicinho que recebi hoje:-)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Bem depois das tuas sugestões de bacalhau começo a reconsiderar comer o bicho. É que os olhos já comeram :) beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Lindo e, avaliar pelos ingrediente, muito saboroso.

    ResponderEliminar
  4. uma apresentação fantástica - adorei

    ResponderEliminar
  5. O bacalhau anda mesmo de boca em boca e esse teu pudim também podia vir parar à minha! Acabei agora de chegar do supermercado e estavam dezenas de pessoas na fila por causa de uma promoção de bacalhau, que só acaba na sexta feira. As minhas preciosas postas de asa branca vão permanecer congeladas até dia 24!

    ResponderEliminar
  6. Olá!

    Que lindo que é Carla! E deve ser óptimo! Mesmo o que queria para aproveitar umas postas de bacalhau daqeulas mais finas que tenho lá!

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Olá querida, afinal não te falta inspiração!!!Esse bacalhau encheu-me as medidas. Adorei.
    Quanto à bomba dos balões, sempre ganhas alguma musculação nos braços ;) Já a soprar ficas à rasca dos pulmões!:)

    Beijinhos e aproveita bem a época.

    ResponderEliminar
  8. Não sei se prometo hehehe mas pronto por ser para ti fica a promessa e este pudim hummm digno de reis

    beijokas

    ResponderEliminar
  9. Adorei o teu pudim de bacalhau, é bem original.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. Que rico pudim Carla, super requintado!! A foto ficou fantástica, tipo de revista (como sempre), e a receita formidável. As partes mais finas do bacalhau transformadas num autêntico manjar, gostei!!
    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  11. Carla
    Tens muita razão, nesta altura é completamente infernal as filas para comprar bacalhau, eu já me precavi e já enchi a minha arca com umas boas postas! A apresentação deste pudim ficou um luxo, digna de capa de revista, parabéns!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Carla que delicia de bacalhau, adorei, alias eu adoro qualquer receita que leve o nosso fiel amigo :D e a tua esta espetacular!!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  13. Olá Carla,
    Só te posso elogiar pela apresentação desta refeição e o seu sabor nõ deve ficar nada atrás da apresentação!
    Beijinhos e um resto de um bom dia.

    ResponderEliminar
  14. Ficou linda a apresentação deste pudim de bacalhau, gostei muito!

    Bjs.

    ResponderEliminar
  15. Eu aproveito essas feinhas e coitadinhas para desfiar e usar neste tipo de pratos :) E não é que os olhos comem? Fico a babar-me a olhar para o teu pudim e já com um ratinho no estômago.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  16. Está com uma apresentação fantástica, gosto imenso da dupla bacalhau/espinafres.
    Fico com a receita;)
    Beijocas.

    P.S: Estive a ler o post anterior:)))
    dou-te um conselho, está na hora de pensar em aumentar a familia, verás que esses pruridos passarão( comigo resultou ).
    Beijocas querida, e muita calma.

    ResponderEliminar
  17. Olá, Carla!Tenho sorte, pois não preciso de ir para as filas por causa do bacalhau, as ceias de fim do ano são nas casas dos pais e sogros...Mas de qualquer forma, acho que o bacalhau vai ficar de fora da minha ceia...Este teu prato está com uma apresentação impecável e acabaste de me dar uma ideia, depois conto!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Que maravilha... :) Ficou um belo bacalhau...
    Nesta altura as filas estão por todo o lado, ai dá-me nervos mas tem que ser.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  19. Mais uma maravilhosa sugestão! Uma óptima alternativa para quem não dispensa o bacalhau no Natal, mas não vai muito á bola com o simples bacalhau cozido!

    http://as-minhas-receitas.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  20. Olá cara Carla
    Desde já os meus parabéns pelo seu blog.
    Gostaria de a convidar para se juntar ao recém criado "Paraíso dos Sabores", um espaço de partilha de receitas, experiências, truques e dicas.
    De momento o "Paraíso dos Sabores" ainda está numa fase relativamente "morna", pois ainda não tem muitos conteúdos, assim como utilizadores.
    Daí este convite, por teria enorme gosto em que se junta-se a esta comunidade e a ajuda-se a crescer, com os seus conhecimentos e experiências.

    Desde já o meu muito obrigado pelo tempo perdido a ler esta mensagem.
    Ficarei na esperança de a poder reencontrar no "Paraíso dos Sabores".

    Atentamente,
    _Paulo_ , webmaster em www.paraisodossabores.pt.vu

    ResponderEliminar
  21. As suas receitas têm um aspecto fantástico e os ingredientes que junta parecem realmente funcionar/combinar.
    Vou este fds experimentar algumas :)

    O pudim tem um aspecto delicioso e quero/vou experimentar fazê-lo.
    Fico com a dúvida a farinha e o fermento foram mesmo necessários?

    ResponderEliminar