quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Pudim de Peixe

Um almoço leve, simples de fazer e  muito apetitoso. Com a ajuda de produtos que estou a experimentar pela primeira vez. A farinha de milho foi escolhida com o propósito de fazer broa de milho, mas caiu lindamente nesta receita alterada e inspirada na revista "Saberes & Sabores".

Ingredientes para 2 Pessoas:
- 2 filetes de pescada
- 2 ovos
- 1 alho francês pequeno
- 1 courgette
- 1 cenoura
- 1 dente de alho
- 1 colher sobremesa de farinha de milho
- 1 colher sobremesa de mostarda
- sal q.b.
- azeite q.b.
- moinho 5 pimentas q.b.
- limão q.b.
- Spray untar

Confecção:
Num tacho com azeite refoga-se o alho francês às tiras finas, só a parte branca, deixa-se amolecer e acrescenta-se a courgette aos cubinhos e a cenoura ralada no crivo mais largo do ralador. Tempera-se de sal e 5 pimentas (moinho). Entretanto os filetes já foram préviamente temperados de sal, 5 pimentas, alho picado e um pouco de sumo de limão. E coloca-se no tacho juntamente com os legumes. Tapa-se e deixa-se cozer em lume brando aproximadamente 10 minutos. Depois de cozinhado o peixe, esmaga-se com o garfo e envolve-se bem com os legumes. Reserva-se. Numa taça batem-se os ovos com a mostarda e  a farinha de milho e acrescenta-se o preparado anterior. Mistura-se bem. Unta-se a forma com o spray. Vai ao forno pré-aquecido a 180º aproxidamente 20/25 minutos Acompanhei com uma salada simples de alface roxa.


A pescada nunca me desilude. Fujo dela cozida a sete pés. Experimentem que não se vão arrepender. A conclusão a que chego destes 3 novos produtos que experimentei é que me agradaram bastante, apesar de não serem os ingredientes chave, fizeram a diferença neste prato. O moinho das 5 pimentas contém outro ingrediente que já me conquistou só por o ter. 

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Petit Gateux de Chocolate com Molho de Frutos Silvestres e Uma Encomenda

Para quem não gostava muito de doces, estas férias tenho sido uma grande mentirosa. Não sei o que se passa, que de repente fiquei gulosa e já agora um pouquinho mais gorda. Mas recebi a minha encomenda das Fábricas Lusitana e para comemorar a entrega fiz-me este miminho. Até porque preciso de me inspirar com boas ideias para os novos produtos que vou experimentar.
Agradeço todos os comentários carinhosos que tenho recebido e tentarei da melhor forma responder a todos. Parece que isto de estar de férias ainda trabalho mais!

Ingredientes para 5 bolinhos (formas das empadas)
- 75g chocolate culinária
- 30g manteiga
- 75g leite condensado
- 15g farinha de trigo
- 1 colher sobremesa cacau em pó
- 2 ovos médios

Molho:
- 1 embalagem frutos silvestres congelados
- 2 colheres de sopa de açúcar amarelo

Confecção:
Derrete-se o chocolate com a manteiga em banho-maria ou no micro-ondas e mistura-se bem. Acrescenta-se o cacau em pó, a farinha e o leite condensado e mistura-se novamente com a vara de arames. Coloca-se os ovos inteiros e volta-se a mexer muito bem. Depois é só distribuir pelas formas, usei as que uso para as empadas, já untadas com margarina e farinha.
Vai ao forno pré-aquecido a 220º cerca de 6/7 minutos. Tudo depende da consistência que quiserem. Mais cozidos ou com aquela calda de chocolate a sair por fora. Eu já experimentei as duas e adoro ambas.
Acompanhei com um molho de frutos silvestres (e gelado de nata que ficou escondidinho na fotografia, para não me chamarem gulosa), que descongelei à temperatura ambiente e coloquei numa caçarola com o açúcar em lume baixo. Basta uns minutos e forma-se uma calda maravilhosa. Simples não acham? E com a prática deixa-se de olhar para a receita e usar a balança. Espero que gostem e experimentem! Beijinhos a todas/os.

Nota: Receita alterada da Revista Saberes & Sabores


quarta-feira, 17 de agosto de 2011

"Os Melhores Blogues Portugueses de Culinária"




E se de repente tivessem uma boa notícia nas férias? Não abriam uma excepção? Também o meu singelo blogue mereceu esta oportunidade de pertencer ao grupo "Os Melhores Blogues Portugueses de Culinária" das Fábricas Lusitana. E com esta alegria ainda recebi a oportunidade de escolher alguns dos seus produtos como oferta. Espero fazer justiça a todos os que escolhi e surpreender-me, bem como exceder as expectativas de todos.


Espreitem o site e verão todos os produtos e a facilidade com que os encomendamos sentadas confortavelmente no sofá. Eu gosto muito destas modernices, facilita-me o tempo, aquele que nunca nos sobra. Cinco estrelas!
E agora vou voltar à praia outra vez. Beijos a todas/os!

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Leite Creme Soufflé com Croutons Caramelizados

Ora aqui estou eu a fazer um intervalo no meio das férias. Pois é, eu sei que fui de coração destroçado, mas já apanhei os "cacos" e colei todas as peças, quer dizer quase todas. Mas eu chego lá. Nunca fui boa a fazer puzzles. Estes dias repletos de incertezas metereológicas até não estão maus, pois tenho sido brindada pela sorte. Para onde vou os dias têm estado bons. Já fiz de tudo um pouco, dentro do possível do meu estado económico. Também eu faço parte das estatísticas daqueles com ordenados em atraso. Mas adiante, haja saúde! Nós as mulheres somos realmente extraordinárias em economia caseira. E para provar isso fiz este leite creme (retirado da revista Saberes & Sabores - Vaqueiro - usei metade da receita), uma sobremesa simples, com ingredientes que temos sempre em casa e que faz um "figurão". Quem diria! 

Ingredientes para 6 pessoas:
- 500ml de leite
- 2 ovos grandes
- 20g de amido de milho (Maisena)
- 100g de açúcar + o necessário para polvilhar
- 100g sobras de pão
- 50g de margarina

Confecção:
Leva-se o leite ao lume num tacho até ferver.
Separa-se as gemas das claras. Às gemas junta-se a  Maisena e cerca de 1/3 do açúcar (ou seja, as 100g de açúcar são divididas em 3 partes) e vai-se misturando com uma vara de arames até a mistura ficar homogénea. A esta mistura vai-se adicionando o leite a ferver em fio, mexendo sempre e volta-se a colocar no tacho. Leva-se de novo ao lume mexendo sempre com a vara de arames até engrossar. Retira-se do lume e volta-se a colocar na mesma tigela (que se misturou as gemas). Deixa-se arrefecer.
Pica-se as sobras de pão (usei pão de forma-4 fatias) em cubinhos pequenos. Derrete-se a margarina numa frigideira e junta-se o pão. Frita-se em lume moderado até ficar dourado. Polvilha-se com a outra parte do açúcar e deixa-se caramelizar, mexendo sempre. Dividi-se o pão em taças próprias para ir ao forno, reserva-se.
Bate-se as claras em espuma e adiciona-se o restante açúcar. Continua-se a bater até ficarem bem firmes. Envolve-se cuidadosamente no creme de gemas e espalha-se por cima dos croutons. Por fim, polvilha-se generosamente o açúcar e vai ao forno pré-aquecido o tempo suficiente para caramelizar o açúcar. Cerca de 2 minutos, se a grelha estiver bem quente.

Aproveito para agradecer todas as mensagens carinhosas que me enviaram. Apesar de não comentar nos vossos "cantinhos" tenho espreitado as vossas receitas que muito me agradam sempre. Beijos a todas/os e tudo de bom!