terça-feira, 27 de agosto de 2013

Pães De Queijo E Bacon




Adoro fazer estes pãezinhos. Aproveitei a receita que uso sempre para a base das pizzas e depois de decorada na minha cabeça é só dar asas à imaginação. Revelam-se uma entrada saborosa ou um mimo para o lanche. Desta vez misturei os ingredientes por ordem diferente da que faço e como aprendi a receita (da bimby) e resulta. E vocês, quebram as regras da massa? Partilhem comigo.

Ingredientes para 10 pães ou mais:
Massa:
- 200g de farinha de trigo tipo 65
- 100g de água morna
- 25g de azeite
- 1 saqueta de fermento padeiro seco (4,6g)
- 1 pitada de sal
Recheio:
- 100g de queijo ralado da ilha
- 100g de bacon às tirinhas
Cobertura:
- 1 gema de ovo
- sementes de papoila q.b.
- sementes de sésamo q.b.
- sementes de abóbora q.b

Preparação:
Colocar a farinha numa taça grande com uma pitada de sal. Abrir um buraco ao meio e adicionar o fermento. Verter a água e o azeite e mexer para dissolver bem o fermento. Amassar um pouco até a massa despegar das mãos. Tapar a taça com película aderente ou um pano grande e deixar levedar em local seco e quente, até duplicar o volume. Polvilhar a bancada de trabalho com farinha e amassar uns minutos. Dividir em pequenas bolas iguais. Achatar como se fossem para mini pizzas. Colocar em cada uma, uma colher de sopa de queijo e por cima o bacon. Fechar cuidadosamente com a borda da massa e formar uma bola. Deixar repousar a massa mais uns minutos, já no tabuleiro de ir ao forno, forrado com papel vegetal. Pincelar com a gema de ovo e polvilhar a gosto com as sementes. Levar ao forno pré-aquecido a 180º, aproximadamente 15/20 minutos.  Para as pizzas coloco o forno sempre a 220º e mais tempo de cozedura, mas temos de contar que são pãezinhos mais pequenos e cozem mais depressa. Bjs a todas/os.

6 comentários:

  1. Carla, que lindos ficaram estes pãezinhos de queijo! um miminho!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Bom dia! Que pãezinhos lindos! Eu também tenho uma receita que mais ou menos sei de cor e depois vou fazendo algumas variações...
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Ficaram lindos, gosto daquele com sementes de abóbora :)

    Nunca troquei as voltas à massa. Nessas coisas não sou muito aventureira...

    ResponderEliminar
  4. Simplesmente maravilhosos Carla

    beijinhos!

    ResponderEliminar
  5. Estavam mt bons, mas prefiro com extra queijo.
    Boa foto.

    ResponderEliminar