sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Sopa De Cebola (Quase À Francesa)


Nada como acabar a semana com uma sopa. Pois neste fim de semana quero "enfrascar-me" de guloseimas e comida bem boa. Esta malandra deu algum trabalho a fotografar, e não fiquei nada satisfeita, mas tenho que partilhar a receita de tão ridícula e saborosa que é. Têm cebolas em casa e não vivem sem elas, tal como eu? Baguetes do dia anterior? Queijos ralados a precisarem de ser consumidos? Há por aí manteiga? E farinha quem não tem?! Então 'bora lá desmitificar que a sopa de cebola é coisa para dizer "belhec"! E sopa de cebola faz-me lembrar Paris. Já fui tão feliz lá...

Ingredientes para 2 pessoas:
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 500g de cebolas (cerca de 2 grandes) cortada às rodelas finas
- 1 colher rasa de chá de açúcar (usei amarelo)
- 2 colheres cheias de sopa de farinha de trigo sem fermento
- 800ml de caldo de carne (usei de frango e caseiro)
- sal q.b.
- pimenta q.b.
- fatias de baguete q.b.
- queijo cheddar ralado q.b. (usei mistura já ralada de 3 queijos, incluindo cheddar)

Preparação:
Levar um tacho ao lume com a manteiga. Deixar até derreter e ficar com um tom dourado. Acrescentar as cebolas e refogar em lume brando cerca de 15 minutos ou até estarem bem macias. Adicionar o açúcar e a farinha e envolver bem até alourar. De seguida acrescentar o caldo já quente. Temperar de sal e pimenta a gosto. Mexer bem e deixar ferver tapado, cerca de 30 minutos. Levar ao forno pré-aquecido a 180º, uma ou duas fatias para cada sopa, de baguete com o queijo ralado por cima, até ficarem douradas e o queijo derretido. Servir a sopa quente e com as fatias de pão. Bom fim de semana!

6 comentários:

  1. Adorei essa sopinha e trocava já pela minha salada, seria mesmo um bom almoço...
    Bom fim de semana
    bj

    ResponderEliminar
  2. Olá

    Confesso que pelo titulo não ia la, mas deu curiosidade para ler a receita toda e ate fiquei com vontade de provar, claro que a imagem ajudou.

    Beijokas.
    Patricia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredita que não sabe à cebola que estamos habituados. Assim cozinhada fica muito saborosa. Experimenta, não te vais arrepender. bjs

      Eliminar