segunda-feira, 17 de novembro de 2014

"Lírios" Milaneza Com Almôndegas De Peru E Gengibre

Nestes 4 anos de blogue, foi um prazer cozinhar, num misto de agradar a família e poder ainda partilhar n"O Meu Tempero". Um hobby perfeito para mim, um hobby que me completa a vários níveis e uma motivação leva a outra. Quando não me apetece cozinhar, "O Meu Tempero" dá-me a força que eu preciso para me inspirar, por outro lado, a família à espera de ser surpreendida com refeições sempre diferentes e apetitosas, faz-me esquecer "O Meu Tempero" e pensar só nela a maioria das vezes. Repito muitas refeições, embora lá por casa reclamem que faço o contrário. Acho que estão mal habituados e exigentes. Muitas vezes ouço há tanto tempo que não fazes isto ou aquilo. Às vezes não compreendem que durante a semana a única refeição que faço é o jantar. Ao fim de semana no total são 4. Num mês são 40 refeições, em que tenho de equilibrar, diversificar, inovar, reaproveitar, gerir, surpreender, etc. Estão muito mal habituados meus meninos...


Depois do desabafo anterior é altura de apresentar esta nova massa que a Milaneza me fez chegar. A primeira vez que fiz foi exatamente desta maneira, mas para compor uma salada fria. Foi amor à primeira vista. A textura é tão agradável que todos lá em casa concordaram. As almôndegas de peru foram elaboradas com um toque oriental e ficaram mesmo como eu queria. Uma refeição simples e agradável para os dias de semana.

Ingredientes para 4 pessoas:
Para 18 almôndegas:
- 500g de peito de peru picado
- 5 colheres de sopa de pão ralado
- 2 dentes de alho ralado
- 1 pedaço tamanho polegar de gengibre ralado
- 1 colher de sopa de mistura de especiarias Oriental (usei Margão)
- sal q.b.
- pimenta moída q.b.
- azeite q.b.
- molho de soja q.b.
- salsa seca q.b. para polvilhar no final
Para a massa:
- 400g de massa lírios Milaneza
- 1 colher sobremesa de salsa seca
- 1 dente de alho ralado
- azeite q.b.
- sal q.b.

Preparação:
Numa taça misturar a carne, o pão ralado, o alho, o gengibre, a mistura de especiarias Oriental, temperar de sal e pimenta. Fazer bolinhas com as mãos do tamanho de uma noz. Aquecer uma frigideira grande com um fio de azeite e fritar as almôndegas de ambos os lados. A meio temperar com um pouco de molho de soja. Cozer a massa em água temperada de sal até ficar al dente". Escorrer e envolver com um fio de azeite, o alho, a salsa seca e temperar de sal se necessário. Servir a massa de imediato com as almôndegas e polvilhar com mais um pouco de salsa seca. Boa semana!

Imagem retirada do site da Milaneza

12 comentários:

  1. Oi Carla!!!
    Também compartilho a mesma alegria em cozinhar...é melhor que qualquer terapia!
    Beijos e ótima semana pra você! =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade. Para mim é melhor que ir ao psicólogo. Beijocas e uma semana melhor ainda para ti.

      Eliminar
  2. Adoro massa. Esta parece ser simples e deliciosa, como eu gosto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Durante a semana temos de ser mais práticas e fazer refeições simples. O tempo agora parece que não rende tanto. bjs

      Eliminar
  3. Gosto bastante dessa massa, é deliciosa.
    E a sugestão de refeição ficou excelente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gostei mesmo desta textura desta nova massa. Tens de experimentar. bjs

      Eliminar
  4. Eu que adoro massa fiquei curiosa com essa
    Ficou uma refeição deliciosa
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se serás da mesma opinião, mas lá por casa adorámos esta nova massa. Boa semana para ti também. bjs

      Eliminar
  5. Bom dia,
    4anos de blog parabéns! Felicidades para este site que é uma delicia.
    Esta receita irei fazer, parece estar delicioso. Da mesmo vontade de comer, mesmo depois do pequeno almoço.
    Beijokas grandes
    Patrícia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já fiz 4 anos em Fevereiro amiga. Mas nunca me lembro de comemorar pois não ligo nada a isso. Já vou a caminho dos 5. E não sejas gulosa, nada de massa ao pequeno almoço. bejufas para os três.

      Eliminar
  6. Adoro almôndegas com gengibre! Experimenta acrescentar um pouco de curgete ralada, dá humidade às almôndegas e um sabor delicioso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que boa dica e tenho sempre curgete em casa. Para a próxima vou por e depois digo de sua justiça.

      Eliminar