quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Strogonoff de porco

Volta e meia o "mais-que-tudo" gosta de me lembrar e de gozar, que quando me conheceu eu fazia 3 ou 4 pratos... E eu fico a olhar para ele a contar tão embevecido ao "piolho encardido", uma história simples que parece que tem uns bons pares de anos, mas no fundo não me envergonha nada. Todos temos um passado, e é com ele que aprendemos a evoluir e a sermos melhores pessoas em tudo. Eu tenho tantas histórias engraçadas e quando olho para trás, até as asneiras que fiz fizerem sentido para o meu presente, e farão mais para o meu futuro.
E strogonoff porquê? Porque sim, porque o fiz vezes sem conta e apeteceu-me matar saudades, num dia que fiquei sozinha em casa com o "piolho", e secretamente tirei a receita do baú.

Ingredientes para 2 pessoas:
- 200g de bifes de porco cortado às tiras 
- 1 cebola média cortadas às fatias finas
- 2 dentes de alho laminados
- azeite q.b.
- 2 colheres de sopa de polpa de tomate
- 1 lata de cogumelos laminados
- 1 colher de sopa de pimentão doce
- 100ml de natas
- salsa fresca picada q.b.
- sal e pimenta moída q.b.

Preparação:
Temperar a carne com sal e pimenta a gosto.
Fazer um refogado leve com um fio de azeite, a cebola e o alho. Juntar a carne e deixar a cozinhar em lume médio até ficar tenra. Acrescentar o pimentão doce e os cogumelos e deixar alguns minutos para aquecer tudo. Por fim adicionar as natas e a polpa de tomate e deixar até fervilhar um pouco. Retificar o tempero se necessário. Servir de imediato polvilhado com salsa picada e acompanhado de arroz branco. Bom apetite!

10 comentários:

  1. Uma sugestão bem apetitosa, tem muito bom aspecto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Luísa! Sempre deu para matar saudades deste prato que fazia no passado. Beijocas

      Eliminar
  2. Ai o que eu gosto humm. Do baú ou do tacho, já comia um bom pratinho com todo o gosto...

    Beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No baú há sempre coisinhas boas ;). beijocas Mariana

      Eliminar
  3. Olá Carla: costumo fazer de frango,pois é o preferido cá de casa. No entanto, ao ver a "carinha" desse teu prato fiquei com imensa vontade de experimentar.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiz também muitas vezes com frango e gosto bastante. Volta e meia vario de carne. beijocas e bom fim de semana.

      Eliminar
  4. Gosto muito embora faça mais o de frango! Sabe tao bem recordar! Adoro sabores que nos trazem memorias e nos transportam para outros tempos! Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também fazia muitas vezes de frango, e gosto bastante. Já matei saudades e agora vou guardar a receita no baú outra vez. ;) Para estar sempre pronta quando precisar de reavivar as memórias do passado. beijocas

      Eliminar
  5. A receita é boa mas esqueçeu-se de por o sal e a pimenta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem toda a razão, e agradeço desde já o reparo. Vou já retificar, sal e pimenta é indispensável, e na receita é claro que foi usado, mas por distração foi omitido. Muito Obrigada!

      Eliminar