terça-feira, 24 de maio de 2016

Bolo mármore de chocolate e baunilha (com óleo de coco)

Cercar-me das pessoas certas, daquelas que despertam o melhor de mim. Daquelas que se encantam pela minha simplicidade, pelo meu sentido de humor, dedicação e afins. Rodear-me delas até não ter ar para respirar, porque me sufocam o tempo. Munir-me de gente que consegue ver para além daquilo que eu mostro, porque a vida exigiu que me resguardasse das más intenções. São alguns dos meus desejos de 2016 que a pouco e pouco se vão cumprindo. Outros vão ficando para trás à espera da sua vez, porque o destino encarregar-se-á deles. Um por um. 
Filosofias de bolso à parte, hoje é dia de matar saudades do bolo mármore. Seco e com uma crosta estaladiça como eu gosto e perfumado com baunilha e chocolate como eu também gosto. Óleo de coco por ser mais saudável e também porque não interfere nos outros aromas apesar de ser coco.


Ingredientes:
- manteiga para untar e farinha para polvilhar a forma q.b.
- 5 ovos separados (usei tamanho M) à temperatura ambiente
- 200g de açúcar amarelo
- 100ml de óleo de coco
- 200g de farinha de trigo (usei tipo 55)
- 1 colher de chá de fermento químico
- sementes de 1 vagem de baunilha
- 50g de chocolate em pó (usei com 32% de cacau)

Preparação:
Untar com manteiga e polvilhar com farinha uma forma simples de buraco.
Aquecer previamente o forno nos 180º.

Bater as claras em castelo e reservar. 
Bater as gemas com o açúcar e o óleo de coco até ficar um creme fofo esbranquiçado.

Peneirar a farinha com o fermento e envolver com uma colher de pau ou a espátula de borracha sem bater. Depois de bem incorporada é a vez de envolver as claras. Primeiro uma colherada e depois a restante até ficar uma massa homogénea.

Dividir este preparado em dois. Num misturar a baunilha e no outro o chocolate. Ir colocando intercaladamente colheradas grandes dos dois preparados na forma e no final com um palito grande fazer "s" ou outros desenhos.

Levar ao forno cerca de 40 minutos. Fazer o teste do palito e se sair limpo está cozido. Se necessário colocar papel de alumínio por cima para não dourar muito. Desenformar sobre uma rede e fatiar depois de arrefecido. Bom apetite!

12 comentários:

  1. Ficou mesmo lindo!!
    Bela sugestão para um lanchinho.
    Beijinhos
    Vânia
    http://colherdepausaltoalto.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quiches são sempre bem vindas para reaproveitar os restinhos que andam pelo frigorífico. beijocas

      Eliminar
  2. O tempo tratará de trazer tudo o resto que pretendes... basta ter fé...
    Quanto ao bolinho... uma delícia de certeza... para a próxima experimento assim com óleo de coco.
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim o espero Joana! Há sempre coisas boas reservadas para todos nós :). beijinhos

      Eliminar
  3. Qualquer dia tenho também de matar saudades do bolo mármore pois é "o" bolo da minha infância! A minha mãe fazia todos os fins de semana! Cheguei a enjoar de tanto bolo mármore! Perante a minha indignação e os meus refilanços ela alegava que era o bolo que saía sempre bem! Mas hoje de vez em quando dá-me saudades! E gosto dessa versão com óleo de coco, faz menos mal! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho dito sorte ultimamente com os bolos. Talvez porque ande a praticar mais eheheh. O óleo de coco dizem ser mais saudável, mas temos de ter atenção que tem de ser 100% natural, senão vai dar ao mesmo. beijocas e bons cozinhados e faz as pazes com o bolo mármore se puderes ;)

      Eliminar
  4. É um bolo que aprecio imenso.
    Esse ficou tão lindo, uma fatia bem generosa seria bem vinda para o lanche.
    boa semana







    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também já comia uma :). Almocei pouco hoje. beijocas e resto de boa semana.

      Eliminar
  5. O interior está fantástico!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O divertido é vermos como ele fica quando o fatiamos. Já estou com vontade de fazer outro :). bjs

      Eliminar
  6. Já não como bolo mármore há anos mesmo e gosto tanto, agora fizeste abrir a vontade de o voltar a comer novamente :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então mãos à obra! bjs e bom feriado amanhã.

      Eliminar