domingo, 6 de março de 2011

A sopa da Janeca

Há uns anos de férias em Albufeira, num hotel em frente à praia, serviram-me uma sopa de grão deliciosa e bem diferente do usual.
Fui para casa e após largos anos de experiências no meu laboratório pessoal, nasceu a minha sopa.
Uma combinação bem calórica de legumes e carne, que dá a qualquer filhote energia suplementar. Chamei-lhe a "Sopa da Janeca".

O Meu Tempero


Ingredientes para 3 pessoas:
- 500 g de entrecosto
- 2 batatas médias
- 3 cenouras médias
- 300 g de abóbora
- 1 alho francês pequeno (só a parte branca)
- 2 courgette médias
- 2 tomates maduros
- espinafres picados
- 1 mão cheia de massa cotovelos
- 1 lata de grão cozido
- salsa
- coentros
- 5 colheres sopa de polpa tomate
- 1 colher chá pimentão doce
- 1 folha de louro
- sal q.b.
- azeite q.b.

Preparação:
Numa panela grande cozer o entrecosto juntamente com o tomate,  a salsa, os coentros tudo picadinho, a folha de louro, o pimentão doce, sal e um fio de azeite. 

Depois de bem cozido retirar o entrecosto, deixar arrefecer um pouco e desfiar a carne.
Na água da cozedura do entrecosto juntar o alho francês bem picadinho e antes de começar a ferver, colocar os restantes legumes aos cubinhos e a polpa de tomate.

Com os legumes quase cozidos e após levantar fervura adicionar a massa, a carne desfiada e o grão lavado e escorrido. Assim que a massa estiver cozida está pronta a servir. Bom apetite!

2 comentários:

  1. Um dia quando tiver o meu restaurante, esta sopa vai ser jóia na ementa, e tu a pérola na cozinha.
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Um admirador secreto? Está combinado! Bjs também para ti

    ResponderEliminar