quarta-feira, 27 de abril de 2011

Ovos Escalfados com Molho de Cogumelos

E que tal um jantar leve?

Ingredientes para 2 pessoas:

- 2 fatias de pão de forma
- 2 fatias de fiambre
- 2 ovos
- 1 cebola pequena
- 1/2 lata de cogumelos laminados (das mais pequenas 185g)
- 1 colher de chá de polpa de tomate
- 1/2 copo de água
- 1/2 copo de vinho branco
- 1 colher de chá de salsa picada
- sal
- pimenta
- azeite

Confecção:

Esta receita foi inspirada no "Livro de receitas básicas - Vaqueiro", embora tenha alterado algumas coisas simplesmente para ficar mais "light".
Refoga-se no azeite a cebola bem picada, depois junta-se os cogumelos e deixa-se cozinhar em lume brando. Acrescenta-se o vinho e cozinha-se até desaparecer todo o alcóol. Vai-se acrescentando a água. Depois tritura-se tudo com a varinha mágica, e se for necessário depois por um passador. Volta-se a colocar na caçarola juntamente com a salsa e a polpa de tomate, tempera-se de sal e pimenta e aquece-se mais um pouco para envolver estes últimos temperos. Os ovos são escalfados em água a ferver com um pouco de sal, aproximadamente 3 a 4 minutos e com a ajuda de uma faca apara-se as claras para ficarem com uma forma mais regular. O pão foi torrado e depois pincelado com azeite. Por fim emprata-se. O pão, a fatia de fiambre, o ovo e o molho por cima.

"Na receita original, o molho além de não ser triturado é passado pelo coador, e engrossa levando farinha. Leva caldo de carne e natas. E as fatias de pão são fritas em margarina."

14 comentários:

  1. Uma sugestão mesmo leve e deliciosa, adorei!

    ResponderEliminar
  2. Tão simples mas tão apetitoso, adorei a tua sugestão...

    mil beijinhos!!

    ResponderEliminar
  3. Hummm sem duvida nenhuma uma receita bem leve para um jantar e para quem precisa perder peso como eu!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Menina, ficou 5*****amei mesmo...um beijo:))

    ResponderEliminar
  5. Boa sugestão, gostei imenso!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Uma ótima sugestão perfeito!
    Beijinhos,
    Andréa....

    ResponderEliminar
  7. Mais uma óptima sugestão!

    Obrigada!

    Ainda bem que podemos partilhar estas coisas!

    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Ao sábado à noite gosto de fazer jantares mais leves e achei a tu sugestão fantástica.:)

    Boa semana!
    Beijinhos da Formiguinha

    ResponderEliminar
  9. Que maravilha de sugestao... As vezes as coisas simples são tão saborosas. Como por ex. essa receita e' uma delas : )

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. UMA SUGESTÃO BEM GOSTOSA, AGRADA.ME ESTE TIPO DE COMIDA, NÃO SOU DE COMER MUITO, ESTA É UMA REFEIÇÃO PERFEITA PARA MIM.
    BJS

    ResponderEliminar
  11. Olá, acabei de descobrir o teu blogue, gostei muito das receitas, da apresentação e da tua maneira de escrever. Fiquei fã!E esta receita é óptima, parece uma versão leve da francesinha, mas muito mais saudável.
    Beijinhos, Lina

    ResponderEliminar
  12. Voltei, passei para dizer que perguntar não ofende e eu fico contente de poder responder e ajudar :) o ramquei é uma taça pequena de loiça que pode ir ao forno, no fundo é uma tacinha com um nome chique ehehe. Mas esta tacinha coloca-se com água no fundo do forno com água. Isto vai criar vapor durante a cozedura do pão, o miolo fica mais fofo e a codêa mais crocante. O tabuleiro é colocado dentro do forno quando se coloca a aquecer, assim quando colocar a massa o pão não vai colar ao tabuleiro por estar quente. O banho-maria é por exemplo quando fazemos pudins, coloca-se um tabuleiro com água fervente no forno e depois coloca-se a forma do pudim dentro do tabuleiro com água até mais ou menos metade da altura da forma e é assim que o pudim coze. Espero ter ajudado.

    ResponderEliminar