segunda-feira, 6 de junho de 2011

Desafio Literário

Como já devem ter reparado estou a pôr os passatempos e desafios em dia. Desta feita, proposto novamente pela Mariana (dispensa apresentações), que com muito gosto e amizade participo. Aproveito para mandar um beijinho a todas/os que me acompanham e desculpar-me por estar a atrasar a leitura dos vossos blogues, que tanto me afecta.

1. Existe um livro que leias e releias várias vezes?
O Livro do Desassossego - Fernando Pessoa

2. Existe algum livro que começaste a ler, paraste, recomeçaste, tentaste e tentaste e nunca conseguiste ler até ao fim?
Só me ocorre todos os manuais de equipamento electrónico. Prefiro testar sem ler. Será preguiça?


3. Se escolhesses um livro para o resto da tua vida, qual seria ele?
Pode parecer um cliché, pode soar a falso, mas quando li esta pergunta só me lembrei de querer ver em livro todas as "imagens captadas, roubadas, propositadas, impróprias" dos melhores anos da minha vida, tiradas por um fotógrafo muito especial, que por acaso casou comigo... Este seria o livro da minha vida e para o resto dela.


4. Que livro gostarias de ter lido mas que por algum motivo nunca leste?
Cem Anos de Solidão - Gabriel Garcia Marquez (é um livro que associo a uma amiga especial e ela adora este livro).

5. Que livro cuja "cena final" jamais conseguiste esquecer?
Qualquer que seja o desfecho de um livro eu transformo sempre num drama. Tenho a mania de colocar o meu "filtro veia teatral".


6. Tinhas o hábito de ler quando eras criança? Se lias, qual o tipo de leitura?
Os famosos quadradinhos, qualquer um, adorava!

7. Qual o livro que achaste chato mas ainda assim leste até ao fim? Porquê?
Todos aqueles que me obrigavam a ler na escola por fazerem parte dos programas curriculares. Na altura não achava piada nenhuma. Já me lembrei como seria 20 anos depois voltar a lê-los.

8. Indica alguns dos teus livros preferidos.
O Livro do Desassossego - Fernando Pessoa (chorei "rios" com este livro, não me perguntem porquê).
Também gosto dos do Saramago, uma escrita difícil que se estranha mas depois apanha-se o jeito.
Todos os livros de culinária.

9. Que livro estás a ler neste momento?
O Mundo da Criança - Lucrécia Suarez
Criando e Educando Filhos - Robert Brooks/Sam Goldstein

Passo o desafio a todos os meus seguidores.

7 comentários:

  1. OLÁ CARLA!
    É MUITO BOM LER, MAIS ULTIMAMENTE SÓ TENHO LIDO O MEU ÁGAPE E A BÍBLIA.
    JÁ LI MUITOS LIVROS DE MACHADO DE ASSIS, AO QUAL GOSTO MUITO, A LEITURA ENGRANDECE A ALMA.
    GOSTO TBM DO JORGE AMADO E OUTROS.

    BEIJOS,
    ANDRÉA

    ResponderEliminar
  2. Obrigado por teres participado e assim dar-te a conhecer mais um pouco, adorei Carla, obrigado por este momento partilhado...

    beijinhos e tem uma excelente semana!!

    ResponderEliminar
  3. Carla,
    Obrigada por partilhares assim fico a conhecer um pouco mais de ti...

    Beijinhos

    Send by Android

    ResponderEliminar
  4. Olá Carla a leitura é fundamental porque nos alimenta e sacia o espirito...faz bem a alma...gostei das tau preferencias porque deu para ver um pouquinho mais o teu lado...um bjinho grande

    ResponderEliminar
  5. Carla minha querida

    Gostei da sua participação no desafio, assim te conheço um pouco melhor. Sempre Fernando Pessoa, sempre!
    Recomendo ler o quanto antes Cem Anos de Solidão, acho que o li em 2 dias, e quando terminei fiquei com um vazio, como se tivessem me tirado algo. Outro do Gabriel Garcia Marquez muito bom é Cronica de uma morte anunciada. Tem a biografia do Pablo Neruda, Confesso que vivi, vale a pena, assim como sua poesia.

    Bom, minha querida, beijos e boa semana

    ResponderEliminar
  6. Olá querida.
    Amiga, desculpa a demora de vim te visitar e pela minha ausência no meu blog, tive um probleminha, mas agora estou de volta com força total.
    Gostaria de te convidar para vê o vídeo novo da minha personagem cômica menina limão,
    ela tem vários vídeos, esse é um o mais recente.
    Fica com Deus e bom final de semana. Divirta-se!!! bjs
    www.meninalimaoem.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Não tenho vindo aqui espreitar, mas gostei do livro que nunca conseguiste ler e mais ainda de te lembrares qual o meu livro preferido! Por essas e outras é que ninguém significa tanto para mim como tu! Cácá do Ritz sempre no coração :)

    ResponderEliminar