segunda-feira, 11 de julho de 2011

Bolo de Chocolate da Tia Graça


Pois é, cá estou em prática intensiva de fazer bolos para melhorar a minha performance de pasteleira. Tenho "guardado" alguns conselhos e dicas e as coisinhas estão a melhorar cá por casa, ao ponto de Sábado à uma da manhã quando acabei de fazer o bolinho e proibi de lhe tocarem até de manhã, para poder fotografa-lo com a luz natural do dia, me quererem dar 5 € por uma fatiazinha. Depois de tanta imploração lá cedi...
A receita foi gentilmente cedida pela minha irmã Graça, que ao ver o sobrinho comer duas fatias do bolo dela, passou-me a receita para eu também poder brilhar lá por casa.

Ingredientes:
- 3 ovos
- 2 chávenas de chá de açúcar (usei amarelo)
- 2 chávenas de chá de farinha de trigo
- 1 chávena de chá de óleo
- 1 tablete de chocolate culinária (derretido e arrefecido)
- 1 colher de sobremesa de fermento em pó
- 1 chávena de chá de água quente

Confecção:
Bate-se todos os ingredientes, excepto a água. Depois de bem misturado acrescenta-se a água quente e bate-se novamente. Coloca-se numa forma já untada de margarina ou manteiga e polvilhada com farinha. Vai ao forno pré-aquecido a 150º, aproximadamente 40 minutos. E pronto lá fiz um bolo que apesar de parecer crú por dentro é mesmo assim. Deliciem-se!

18 comentários:

  1. uau, que aspecto fantástico e super delicioso.... vou querer uma fatia que acompanho com um gelado de limão ..... lá se vai a dieta :)

    ResponderEliminar
  2. Comeria uma fatia desse bolo com todo o prazer, Carla que bom aspecto, beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Bom dia!

    Que bolo lindo! E deve ser delicioso! Percebo os 5E! :) Também vou guardar a receitinha para fazer quando se proporcionar!

    Bjs e boa semana

    ResponderEliminar
  4. Sofia.Lopez11 julho, 2011

    Beeeeem... estou a ver que cada vez saiem melhor, o melhor é continuar ihihih
    Este ficou realmente delicioso! O interior apetece mesmo... Fiquei de água na boca!
    Força, está lindo!
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Olá Carla!!
    Está com um aspecto divinal...apetece mesmo :) Vou "roubar" e depois conto como foi (o meu forno às vezes prega-me partidas). Bjs

    ResponderEliminar
  6. Carlinha querida, posso imaginar você torturando seu pessoal aí com essa maravilha saindo do forno e sem poder tocar...rsrs
    Nossa, quase babei agora com esse creme saindo do bolo como se fosse uma surpresa. Vou ter que fazê-lo amiga, ou não vou sossegar. E parabéns à tia Graça pela receita!
    beijos e tenha uma ótima semana

    ResponderEliminar
  7. Carla, adorei este bolo. Que interior delicioso. Um autêntico vulcão de chocolate!
    Um beijinho
    Patrícia

    ResponderEliminar
  8. Que tentação... eu entrei aqui e fiquei de boca aberta sem saber o que dizer!!!!!! :D Ficou espectacular. Vou fazer um dia destes pra eu brilhar também hhehe. Beijocas

    ResponderEliminar
  9. Jasus, com esse aspecto também não queria esperar pelo dia seguinte!!! Adoro este tipo de bolos. boa semana.

    ResponderEliminar
  10. Bem, esse bolo tem um aspecto mesmo guloso!

    ResponderEliminar
  11. ESSE BOLO FICOU UMA VERDADEIRA PERDIÇÃO.
    NÃO RESISTIRIA A UMA FATIA APENAS...AI NÃO, NÃO.
    BOA SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  12. Que aspecto de bolo!
    Já anotei a receita, também quero brilhar!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Este bolo está uma maravilha, vou fazer em breve e depois conto o resultado. Um beijinho e parabéns pelas receitas e fotografias do blog, são deliciosas :)

    ResponderEliminar
  14. uauuuuuuuu... esta foto está FENOMENAL!!
    Parabéns!

    ;-)

    ResponderEliminar
  15. Olá,
    moro no Brasil e gostaria de saber quantos gramas tem esse tablete de chocolate a que se refere. Fuco muito agradecida e espero a resposta para fazer essa maravilha de bolo.

    ResponderEliminar
  16. Olá Daniela. Aqui em Portugal por norma as tabletes de chocolate são de 200 gramas. Espero ter ajudado. bjs

    ResponderEliminar
  17. Nossa!!!

    que delicia!! dá vontade de mergulhar no chocolate!

    parabéns pelo blog!

    quando der, dá uma passadinha no meu!

    www.cozinhando-a-dois.blogspot.com

    beijos

    ResponderEliminar