segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Sopa De Feijão Manteiga

Cresci a comer sopas generosas, daquelas que por si só fazem a refeição. 
Todos nós guardamos memórias de sabores e cheiros durante a vida. Mas aquelas que mais recordamos trazemos da infância. Da minha infância trouxe um baú cheio de boas recordações, que ainda estão tão presentes como se fosse hoje. Talvez seja do medo de não querer crescer e de ficar sempre debaixo da asa desses meus pais que lutaram uma vida, e mesmo perante as dificuldades, nunca os vi tristes. A minha mãe sempre teve uma força brutal e o meu pai ainda continua com o sentido de humor quase descomunal. Posso dizer que ele alegra sempre os meus dias e faz-me rir muito. 
Trago uma sopa para gente crescida e com dentes fortes. Serve-se quente para confortar esta minha alma que hoje está desanimada e preocupada com o futuro. O futuro de todos nós. Boa sorte a todas/os.

Ingredientes:
- 2 l de água
- 400g de feijão manteiga já cozido (em frasco)
- 1 batata média
- 2 cenouras grandes
- 1 nabo grande
- 6 folhas grandes de couve lombarda
- 1 chouriço de carne
- 1 colher de chá de sal
- 1 fio de azeite

Preparação:
Numa panela grande coloca-se a água, um pouco mais de metade do frasco de feijão, o chouriço inteiro e a batata.  Deixa-se ferver até cozer a batata. Retira-se o chouriço e reserva-se. Tritura-se com a varinha mágica. Volta-se a ligar o lume e coloca-se os restantes ingredientes cortados aos cubos. Deixa-se ferver até ficarem cozinhados. Tempera-se de sal e um fio de azeite. Serve-se acompanhado do chouriço às rodelas. 

Nota: Se o caldo ficar demasiado líquido, antes de triturarem retirem um pouco para uma taça à parte. É preferível acrescentarem caso seja necessário.

3 comentários:

  1. Pois eu também gosto de sopas assim, lembra-me as que eram feitas pela minha avó, com muito "antulho", que é como quem diz entulho, que na verdade significa uma sopa cheia de coisas boas. Por mim é só tirar-lhe o nabo (que odeio!) e fica perfeita!

    ResponderEliminar
  2. Olá Carla!
    Já apetecem estas comidas reconfortantes.
    Também cresci no meio da culinária!
    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. É com muito orgulho que vejo estas fotos com qualidade profissional, tiradas por ti apenas com os raios de luz da nossa varanda !!!! e a sopa estava um delicia !

    ResponderEliminar