segunda-feira, 13 de maio de 2013

Pães Com Chouriço De Vinho





































Há dias que gosto de me despreocupar do mundo em geral. Ficar no meu canto e guardar algum tempo para mim. Pensar apenas em receitas que me apetece fazer, comer ou mesmo aperfeiçoar. Foi o caso destes pães com chouriço que faço habitualmente. Uso sempre a mesma massa e vou variando na qualidade do chouriço para marcar a diferença entre uns pães e outros. Desta vez usei um chouriço regional da Serra da  Estrela que pode ser adquirido confortavelmente aqui. A  massa é bastante leve e utilizo-a sempre para as pizzas.

Ingredientes para 8 pães:
- 400g de farinha de trigo tipo 65
- 200g de água
- 50g de azeite
- 2 saquetas de fermento padeiro seco 
- 1 pitada de sal
- 1 chouriço de vinho 


Preparação:
Tenho uma balança digital e isso facilita imenso, pois só sujo uma taça. Vou pesando todos os ingredientes e colocando no zero para o ingrediente seguinte. Por norma faço sempre assim, conforme me deram a receita da "bimby".
Numa taça misturar a água, o azeite e o sal. Depois acrescentar a farinha e o fermento. Amassar até se despegar das mãos e formar uma bola. Tapar a taça com película aderente ou um pano grande e deixar levedar em local seco e quente, até duplicar o volume (cerca de 2 horas ou um pouco menos).
Polvilhar a bancada de trabalho com farinha. Dividir a massa em oito partes iguais. Se necessário polvilhar um pouco a massa com farinha (para se despegar das mãos) e ir amassando com o rolo da massa, tão fina quanto o desejarem. Fazer 8 rectângulos e colocar as rodelas finas de chouriço no sentido que se vai enrolar (na parte mais pequena), fazendo filas espaçadas (fiz 3 filas) e deixar uma margem na extremidade da massa. Enrolar a massa cuidadosamente e fechar as extremidades.
Deixar repousar a massa mais uns minutos, já no tabuleiro de ir ao forno, forrado com papel vegetal e polvilhado com farinha. Vai ao forno pré-aquecido a 220º, aproximadamente 20 minutos ou até estarem cozidos e estaladiços. Bjs a todas/os.

12 comentários:

  1. Devem ser uma delicia, tem um aspeto ótimo.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Adoro pão com chouriço e assim caseiro...ai tão bom! Quentinho então! ui...

    ResponderEliminar
  3. Que tentação Carla! Ficaram perfeitos!
    beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Gosto imenso de pão com chouriço mas ainda não me deu para o fazer! Acho que é desta. :-)

    ResponderEliminar
  5. Adoro pão com chouriço, é sempre tão bom!

    ResponderEliminar
  6. Carla, que lindos pãezinhos!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  7. Tenha imensa curiosidade nesse chouriço:)

    beijinhos

    http://tixismos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Parece-me mesmo bem ;) boa receita!
    Beijinhos
    Inês

    ResponderEliminar
  9. Obrigada amigos pelos vossos amáveis comentários. bja a todos

    ResponderEliminar
  10. hummm, Carla, que paezinhos saborosos! Vou guardar a receita.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Ai como eu adoro o teu pão! Ficou mesmo lindo parabéns

    ResponderEliminar