quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Risotto De Abóbora Com Salmão E Tomate Cereja

Quando era miúda, embirrava com o bacalhau cozido na noite da consoada e lembro-me que o preferia comer cru e desfiado. A minha mãe fazia-me sempre a vontade. Acho que essa embirração era mais fruto da minha  irreverência do que outra coisa. Sempre fui arisca a cumprir estas regras. Por isso, para participar no passatempo do "Pratos que falam", decidi mais uma vez ser uma menina má comportada e fazer um prato fora do contexto, mas que para mim poderá ser um ensaio da minha consoada. Um prato delicioso e colorido com os tons do natal. 


Ingredientes para 2 pessoas:
Para o risotto:
- 200g de arroz arbório
- 300g de abóbora (pesada sem casca e sementes e cozida com o caldo de legumes)
- 1 cebola picada
- 1 dente de alho picado
- 1 folha de louro
- 1 litro de caldo de legumes
- 100 ml de vinho branco
- 3 hastes de tomilho fresco
- 1 colher de sopa de concentrado de tomate
- 1 noz de manteiga
- 2 colheres de sopa de parmesão ralado
- azeite q.b
- sal q.b.
- 2 gomos de limão para servir

Para o salmão:
- 2 postas de salmão
- sal q.b.
- pimenta moída q.b.
- azeite q.b.
- 1 dente de alho com casca ligeiramente esmagado
- 1 colher de chá de coentros em grão
- 1 colher de chá de endro seco
- 3 hastes de tomilho fresco
- 10 tomate cereja

Caldo de Legumes:
- 1 cenoura
- 1 alho francês (só a parte branca)
- 1 talhada de abóbora (300g)
- 1 molho de coentros
- 1 talo de aipo com as folhas
- sal q.b.

Preparação:
Para o caldo de legumes, colocar uma panela com água temperada de sal e adicionar todos os legumes (coloquei todos inteiros). Deixar ao lume até ficarem bem cozidos. Retirar a abóbora e 1 litro do caldo. Triturar no liquidificador e reservar.

Temperar o salmão com sal e pimenta moída. Aquecer uma frigideira grande com um fio de azeite, o dente de alho, os grãos de coentros, o endro e as hastes de tomilho e deixar libertar os seus aromas no azeite. Fritar as postas de salmão de ambos os lados e a meio da cozedura adicionar o tomate cereja. Ter atenção para não cozinhar demasiado o salmão pois ficará seco.

Para o risotto, levar ao lume um tacho de fundo grosso com um fio de azeite, a cebola, a folha de louro e as hastes de tomilho. Deixar refogar até ficar transparente. Adicionar o concentrado de tomate e mexer. Juntar o arroz e mexer durante 1 minuto. De seguida o alho picado, o vinho e mexer até que este evapore. A partir daqui ir vertendo conchas do caldo da abóbora até evaporar. Repetir esta operação até o arroz estar cozido. Poderá não ser necessário usar o caldo todo. Depois de cozido retirar do lume, adicionar a manteiga e o queijo parmesão. Envolver e servir de imediato, acompanhado do salmão, o tomate cereja e um gomo de limão. Bom apetite!



3 comentários:

  1. O importante é que seja a teu gosto, eu adorei a sugestão!

    ResponderEliminar
  2. Pra mim está perfeito :)... Adoro risotto, e o teu ficou mesmo no ponto!!!
    e estamos sincronizadas tb postei risotto hj :)
    beijos

    ResponderEliminar
  3. Adorei o aspecto!
    Tal como tu gosto sempre de coisas diferentes o Natal, vou sempre tentando inventar qualquer coisa :) Obrigado pela menagem em relação à revista, se fizeres a receita diz-me o que achas

    ResponderEliminar