sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Ravioli Caseiro Com Recheio de Requeijão E Salsa (sem máquina)




Apesar da "exigência blogosférica" em publicarmos receitas novas diariamente e com ingredientes gourmet da moda, eu gosto mesmo é de experimentar várias vezes a mesma receita, pois só assim aprendo com os erros e não só. Posso experimentar novas texturas da massa, novos recheios e mesmo o tamanho do ravioli, que poderá passar de um prato principal a uma entrada por exemplo, como foi o caso destes.  

Ingredientes para 9 raviolis (3 por pessoa para entrada):
Massa
- 100g de farinha de trigo sem fermento (tipo 55)
- 100g de sêmola de milho
- 2 ovos médios
Recheio:
- 1 requeijão
- sal q.b.
- pimenta moída q.b. (moinho 5 pimentas)
- 1 colher de sopa de salsa seca
Molho para temperar:
- azeite q.b.
- pimenta moída q.b. (moinho 5 pimentas)
- salsa seca q.b.

Preparação:
Juntar todos os ingredientes do recheio e misturar bem. Reservar.
Na bancada da cozinha, colocar a farinha e a sêmola de milho já misturadas. Abrir um buraco ao meio, colocar os ovos e misturar de dentro para fora até estarem bem envolvidos na farinha. Amassar até ficar uma massa homogénea e bem lisa. Ir polvilhando a bancada da cozinha com farinha sempre que necessário, mas não em demasia, para não secar a massa.
Dividir a massa em várias pedaços e reservar dentro de um pano. 
Estender cada pedaço de massa com o rolo o mais fina possível. Colocar colheradas de sopa do recheio na massa deixando algum espaço entre elas. Pincelar com água as extremidades da massa e colocar outro pedaço de massa por cima (ou se preferirem dobrarem a massa sobre o recheio). Pressionar com os dedos entre os "montinhos" do recheio e as pontas e cortar com uma faca (ou um molde) em quadrados. Com a ajuda de um garfo marcar pressionando todos os lados dos raviolis (para ficarem mais bonitos). Repetir a operação até terminar a massa. Reservar os raviolis dentro de um pano húmido à medida que são feitos, para não secarem.
Cozer os raviolis em água fervente temperada de sal, até estarem "al dente".
Servir os raviolis de imediato, com um fio de azeite, pimenta e salsa seca a gosto. Bom fim de semana!

1 comentário: