quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Entrecosto com grão à moda da mãe beta (ou simplesmente granada)


Há pratos que nos abraçam, sem terem mãos. Há pratos que nos beijam, sem terem lábios. Há pratos que nos aconchegam a alma. Há pratos que nos dizem ao ouvido: vai tudo correr bem! Há pratos inesquecíveis, mesmo que de simples se componham os seus ingredientes. Há pratos que cheiram a memórias, aquelas intensas, as quais guardamos no baú de madeira das recordações até rebentar. Há pratos que nos lembram a boa infância que tivemos noutros tempos. Tempos grandes nas nossas vidas, que queremos trazer a todo o custo para o presente. Há pratos que jamais sairão da minha vida e não é à toa que aos 41 anos continuo a achar que onde se come bem é na casa da mãe!

Ingredientes:
- 250g de grão seco
- 800g de entrecosto partido aos pedaços pequenos
- sal q.b.
- pimenta branca moída q.b.
- pimentão doce q.b.
- azeite q.b.
- 1 chouriço de carne à rodelas
- 1 cebola picada
- 1 dente de alho picado
- 1 folha de louro
- 200g de tomate pelado aos pedaços enlatado
- 100ml de vinho branco
- 100ml de água
- 700g de batatas branca aos cubos médios
- 200g cenoura às rodelas
- 2 colheres de sopa de coentros frescos picados

Preparação:
Demolhar o grão durante 2 horas. Levar a cozer coberto de água na panela de pressão cerca de 20 minutos. Escorrer e reservar.
Temperar o entrecosto com sal, pimenta e pimentão doce a gosto. Levar um tacho grande ao lume com um fio de azeite e selar os pedaços de carne de ambos os lados, retirar e reservar. No mesmo tacho, fritar o chouriço, retirar e reservar. Levar a cebola e o alho a refogar no mesmo tacho, juntamente com a folha de louro. Adicionar o tomate pelado e deixar até reduzir um pouco. Refrescar com o vinho branco e deixar até evaporar o álcool. Voltar a colocar o entrecosto e o chouriço no tacho, e adicionar a água (ou caldo de carne e de preferência já quente). Tapar e deixar a fervilhar cerca de 15 minutos ou até a carne estar tenra. Retificar os temperos. Acrescentar as batatas e a cenoura e deixar ao lume até os legumes estarem macios. Adicionar o grão e envolver tudo. Desligar o lume, adicionar os coentros picados e envolver. Servir quente e com boas memórias. Bom fim de semana!

8 comentários:

  1. Ficou uma refeição com um aspecto bem reconfortante!

    ResponderEliminar
  2. Minha linda que óptima ideia me deste para o fim de semana!!!!
    Bjs.
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adoro estas comidas só de uma panela (acho que estou farta de lavar louça). Beijinho grande grande e bom fim de semana.

      Eliminar
  3. Salivei por completo, adoro este tipo de pratos, tão tipicamente portugueses, a que fomos habitados pelas mamas! Muito bom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu cresci a comer muitos pratos deste género e volta e meia mato saudades na minha casa. Obrigada pela visita.

      Eliminar
  4. Carla eu também...

    Beijinho

    ResponderEliminar