quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Caril De Porco Com Grão De Bico


Há que tempos não saía um caril da minha cozinha. E que bom foi o "clic" que me fez mudar de ideias para o lombinho de porco que estava a descongelar para outro prato, do dia seguinte. No dia anterior a este caril, o meu amor grande fez-me uma surpresa e fez chegar até mim um filme que perdi no cinema, mas que ele e o "piolho encardido" foram ver em meu lugar. Depois deste filme tão apaixonante, todo o meu cérebro fez chegar ao meu olfato aqueles aromas tão típicos da Índia, junto com as recordações que tenho de Paris. Só podia sair um caril da minha cozinha, depois destas emoções tão boas que senti. Acabámos o filme abraçados ao meu amor grande, que voltou a chorar ao ver este filme, e eu fazendo-me de forte voltei a gozar com ele. Mal sabendo ele que eu também choraminguei às escondidas, mas por razões distintas das dele, ou não fossemos nós tão diferentes. 

Ingredientes para 4 pessoas: 
- 1 lombinho de porco cortado aos cubinhos
- 1 frasco de grão cozido
- 1 cebola grande picada
- 2 dentes de alho picados
- 1 colher de chá de gengibre em pó
1 colher de chá de coentros em pó
1 colher de chá de açafrão das Índias
1 colher de chá de cominhos em pó
- 1 colher de café de pimenta preta moída
- 1 colher de chá de sementes de funcho
- 1/2 lata de tomate pelado aos pedaços 
- 400 ml de leite de coco
- 1 molho de coentros frescos picados
- sal q.b.
- azeite q.b.

Preparação:
Levar um tacho grande ao lume com um fio de azeite, a cebola, o alho e deixar refogar.
Adicionar todas as especiarias e envolver durante cerca de 1 minuto para libertarem o sabor, sempre em lume brando só nesta fase. Se secar muito, adicionar 1 a 2 colheres de sopa de água. Acrescentar o tomate, um pouco do líquido e deixar cozinhar com tampa até reduzir. De seguida adicionar a carne, temperar de sal e retificar a pimenta a gosto, e deixar em lume alto até ficar tenra. Juntar o leite de coco, o grão de bico e deixar a fervilhar alguns minutos para apurar. Desligar o lume e envolver os coentros. Acompanhar com arroz basmati e pão Naan caseiro. Bom apetite!

4 comentários:

  1. Que rico caril. Imagino o gostinho e o aroma. Ainda nunca tive a sorte de ver o meu marido chorar durante um filme. Sou sempre eu!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro caril. É um prato muito versátil. Tendo o leite de coco e as especiarias em casa, basta por a imaginação a funcionar juntamente com o que há no frigorífico. Em relação aos filmes, eu sei bem qual é o ponto fraco dele...;) É só descobrir e ups, apanhamos a lagrimita a cair... bjs

      Eliminar
  2. Gosto muito de caril. Amanhã seria grão-de-bico com ovos escalfados mas ao ver a tua sugestão acho que vou alterar a ementa.

    Esta a haver um passatempo no meu blogue, convido-te a ires lá expreitar.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2014/12/passatempo-natal-da-clarinha-receita.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um caril sai sempre bem. E já vou espreitar o teu passatempo. beijocas

      Eliminar