sábado, 20 de dezembro de 2014

Tortas De Azeitão Caseiras


Estes últimos dias do ano, todas as mulheres andam numa azáfama. É muita coisa para tratar e preparar. Eu própria tenho o meu menino Jesus. O que quer dizer, que além de todas as festas desta época, tenho o aniversário no dia de Natal do "piolho encardido". No meio da confusão que foi o dia de hoje, ainda arranjei uns minutos para partilhar um doce. 

Ingredientes para 4 tortas:
Massa:
- 5 ovos XL

- 100g açúcar refinado fino
- 25g amido de milho
Recheio:
- 10 colheres de sopa de água
- 5 colheres de sopa açúcar refinado fino
- 5 gemas XL
- canela em pó q.b.

Preparação:
Para a massa:
Bater as gemas com o açúcar até ficar um creme fofo e esbranquiçado. Adicionar o amido de milho peneirado e envolver com a colher de pau até estar bem ligado. Bater as claras em castelo e adicionar aos poucos no preparado anterior, envolvendo delicadamente. Untar um tabuleiro (com cerca de 25cm x 35cm) com manteiga, forrar com papel vegetal e voltar a untar. Verter a massa e deixar repousar cerca de meia hora, para as gemas descerem e darem o toque amarelo típico destas tortas quando são enroladas.
Levar ao forno pré-aquecido a 180º, aproximadamente 15 minutos, tendo o cuidado para não cozer demasiado. Deixar arrefecer um pouco e desenformar sobre um pano (ou papel vegetal). Voltar depois a torta ao contrário para que o lado de baixo seja o que fica por fora quando enrolada.

Para o recheio:
Levar uma pequena panela ao lume com a água e o açúcar. Deixar ferver até atingir o ponto pérola e desligar o lume. Bater as gemas com a vara de arames, colocar um pouco da calda de açúcar e mexer para ir temperando as gemas. Verter as gemas na panela com a calda e levar novamente ao lume moderado, mexendo com a vara de arames até engrossar. Retirar o creme para outro recipiente para arrefecer ligeiramente. Mexer um pouco para não coagular.

Montar a torta:
Espalhar todo o recheio pela torta e polvilhar generosamente com canela em pó.
Cortar a torta ao meio no lado mais pequeno. Enrolar cuidadosamente com a ajuda do pano cada uma das metades. Cortar cada rolo em dois para assim termos 4 tortas.

4 comentários:

  1. Sou fanática por tortas de Azeitão, ficaram com um óptimo aspecto, mesmo tentador!

    Boas Festas!

    Joana

    ResponderEliminar
  2. Olá,

    Nunca fiz tortas de azeitão mas pelo aspecto devem ficar divinais.

    Nem me fales da azáfama!!! Falta um dia para a véspera de Natal e ainda tenho tanto que fazer para completar os meus miminhos de Natal.

    Beijinhos,
    Clarinha
    (Receitas e Truques da Clarinha)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São muito boas, modéstia à parte. Aliás era esta a receita para o teu passatempo. Mas já retifiquei o texto para não gerar confusão, pois o essencial não o fiz, que era enviar-te por email. bjs e nada de stress nesta época.

      Eliminar