sexta-feira, 29 de maio de 2015

Arroz doce de baunilha

Lá em casa já cheira a férias. Já se fazem planos, marcam-se hotéis e planeia-se muitas saídas de um dia inteiro. O "piolho encardido" já sonha com os 3 meses de férias, e tão bem merecidos, depois de um ano letivo cheio de trabalho. Apesar de ser um pirata, é com alegria que vamos sabendo do resultado do seu esforço tão positivo e que nos deixa tão cheios de orgulho, tão grande que nem cabe dentro de nós. Enfim, são as coisas boas da vida que nos fazem levantar da cama.
A receita de hoje é um arroz doce tão simples quanto bom, tão branco como eu gosto.


Ingredientes:
- 130g  de arroz carolino
- 1 pitada de sal
- água q.b. (cerca de 250ml)
- 1 litro de leite (usei meio gordo)
- 1 vagem de baunilha (aberta ao meio e com as costas da faca retirar as sementes ao longo da vagem)
- 1 casquinha de limão
- 100g açúcar (usei açúcar refinado)
- canela em pó para decorar
 
Preparação:
Num tacho colocar o arroz, uma pitada de sal e encher de água suficiente até ficar submerso. Deixar a cozer em lume moderado até a água evaporar.
Noutro tacho, aquecer o leite, juntamente com a vagem de baunilha e as sementes, a casquinha de limão e deixar em infusão. Juntar o leite aos poucos no arroz e ir mexendo até engrossar, sempre em lume brando. Adicionar o açúcar e mexer até estar bem dissolvido. Desligar o lume, retirar os aromas, e dividir por taças individuais. Depois de arrefecido polvilhar com canela em pó a gosto. Bom apetite!

6 comentários:

  1. Por aqui ainda não cheira a férias, embora já tenha pensado nisso muito ao de leve! As nossas férias são, são quase, sempre planeadas em cima da hora e muitas vezes o sítio escolhido é o mesmo (irra, isto é que não consigo mesmo evitar, é o que dá quando se gosta tanto de um lugar)! Este ano o meu pequeno mais velho já vai para a escola! Estou contente pois sei o quanto ele se interessa por aprender, mas por outro lado receosa e ansiosa (sabes como é). Gosto muito de arroz doce, é um clássico que não passa de moda e que sabe sempre bem! Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acabei de escrever-te uma resposta gigante e desapareceu... Como já estou de saída e amuada aqui com o sr. blogger, volto mais tarde para a merecida resposta...

      Eliminar
  2. Carlinha que boa ideia o teu arroz doce, já me apetece, mas amanhã estou de casamento e também vou comer um que uma senhora minha amiga faz que também é maravilhoso.
    Parabéns ao teu menino e aos papás babados!!!
    Bom fim de semana.
    Bjs.
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paulinha, espero que te divirtas muito e come uma taçinha por por mim, vá duas que eu ando gulosa. beijocas

      Eliminar
  3. Hummm gosto tanto de arroz doce.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/06/dia-um-na-cozinha-e-uns-cupcakes-de.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também sou grande fã. Há 3 sobremesas que derretem o meu coração, arroz doce; farófias e leite creme queimado... Agora comia uma taça de cada. beijinhos.

      Eliminar