quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Creme aveludado de aipo

Um Agosto que mais parece um Setembro. Não que eu não goste da mudança de estação, aliás adoro. Mas preciso ambientar-me, até mesmo por questões de saúde. A minha asma dá-se melhor no verão, e o começo da humidade faz com que ela  "apite" para o início de novo tratamento, e essa mudança deixa-me um pouco deprimida até tudo voltar aos eixos. Enquanto me ajeito nestas mudanças, consolo-me com um creme de aipo que por vezes é esquecido na minha lista de compras de legumes. O sabor é bem característico e o "piolho" não aprova, apesar de lhe pedir que comesse só 5 colheres e encarasse isso como se fosse um remédio que fosse fazer muito bem. Eu gostei muito e vou tentar de me lembrar mais vezes de o incluir nas compras.


Ingredientes para 4 pessoas:

- 1 bolbo de aipo (cerca de 700g)
- 1 courgette grande
- 1 cebola
- 1 dente de alho
- 1 l de água
- azeite q.b.
- sal q.b.
- croutons caseiros de pão integral com sementes e polvilhados com salsa seca

Preparação:
Numa panela média com um fio de azeite, refogar ligeiramente a cebola e o alho. Arranjar o aipo, retirando as folhas (que podem ser congeladas e utilizadas para aromatizar um caldo). Se os pés de aipo forem grossos com um faca fazer como se estivéssemos a descascá-lo e puxar a pele, para que saia o máximo de fios. Cortar rodelas grosseiramente, bem como a courgette sem a pele. Adicionar à panela, junto com a água. Temperar de sal e deixar ferver até os legumes ficarem bem macios. Triturar muito bem com a varinha mágica ou no liquidificador. Passar pelo passador de rede pacientemente, para separar os fios e ficar um creme bem aveludado. Servir quente e acompanhar com croutons. Bom apetite!

5 comentários:

  1. Nao gosto de aipo cru mas nas sopas uso e abuso! Como nem sempre ha, opto por comprar e congelar, assim está sempre pronto a usar! Nas sopas fica tao bom! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O aipo tem aquele sabor forte. Crú nunca como, mas gosto de fazer cremes e usar as folhas para aromatizar alguns caldos ou sopas mais aos estilo asiático. bjs

      Eliminar
  2. E faz tão bem à saúde. E o refogado não precisa ser muito forte, basta um leve.. Por norma só faço o refogado para certos cremes. No dia-a-dia é tudo em cru. beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Deve ser muito bom! Tenho de experimentar :)
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O aipo tem aquele gosto que não estamos muito habituadas, mas faz muito bem à saúde. O Chato é ter de passar a sopa pelo passador de rede, senão fica com muitos fios da fibra. Bjs e bons cozinhados.

      Eliminar