quinta-feira, 16 de junho de 2016

Torta de chocolate e baunilha com recheio de ricotta Galbani e framboesas

A Galbani desafiou-me a usar a minha criatividade para preparar receitas com os seus queijos. Foi fácil aceitar o desafio porque é uma marca que conheço bastante bem. Com o desafio recebi um livro de receitas tradicionais italianas, mas antes de o folhear decidi escrever num papel todas as receitas que gostaria de fazer com estes queijos, para que não recebesse qualquer influência nas minhas ideias. Depois de folhear o livro fiquei obviamente com vontade de experimentar tanta receita boa e muitas delas super simples, pois todos sabemos que por vezes "menos é mais". Já tenho em mente outras tantas para testar. E como a vida são dois dias, vou começar pela sobremesa. Uma torta delicada, que primeiramente quis fazer com o mascarpone o mais típico para doces, mas quis arriscar, e dar à torta um ar menos calórico e o ricotta cumpriu essa função com todo o rigor. É super simples de fazer e o único conselho que dou é que não deixem cozer demasiado a torta para que não fique muito seca e depois tenham dificuldade em enrolar. Eu distraí-me um minuto a olhar para o jogo da seleção e quase, quase não ia a tempo. Fiquem atentos ao forno. A massa quer-se fofa.

Ingredientes:
- 4 ovos separados tamanho L à temperatura ambiente
- 50g de açúcar refinado + 1 colher de sopa para as claras
- sementes de 1 vagem de baunilha
- 100g de farinha tipo 55
- 30g de chocolate em pó
- 1 embalagem de queijo ricotta Galbani
- 4 colheres de sopa de açúcar em pó
- doce de morango e framboesas caseiro (ou similar de compra)
- 125g de framboesas frescas (reservar algumas para decorar)

- açúcar em pó, raspas de chocolate branco, folhas de hortelã e framboesas frescas q.b. para decorar

Preparação:
Pré-aquecer o forno nos 190º. Untar um tabuleiro (com cerca de 25cmx35cm) com manteiga. Forrar com papel vegetal e voltar a untar o papel com manteiga e polvilhar com farinha retirando o excesso. (untar o tabuleiro antes de por o papel ajuda a que fique colado e não saia do sítio).

Bater as claras em castelo com uma colher de açúcar refinado e reservar.
Bater as gemas com as 50g de açúcar refinado e as sementes de baunilha até ficar um creme fofo esbranquiçado.

Peneirar a farinha e o chocolate. 

Envolver aos poucos as claras em castelo no preparado das gemas, alternando com a farinha e o chocolate. Envolver com a colher de pau ou a espátula tudo muito bem sem bater.

Verter a massa no tabuleiro e alisar a superfície. Levar ao forno cerca de 15 minutos, tendo atenção para que a massa não coza demasiado, se necessário retirar antes do tempo, dependendo dos fornos.
Retirar imediatamente do forno e desenformar sob um pano húmido. Enrolar cuidadosamente a torta juntamente com o pano para que não cole (o pano enrola também com a torta). Deixar arrefecer um pouco enrolada no pano, antes de colocar o recheio do queijo.

Bater o queijo com o açúcar em pó até ficar bem cremoso e reservar no frigorífico ate usar.

Voltar a abrir cuidadosamente a torta e barrar com o doce, deixando um espaço nas extremidades. Por cima espalhar o queijo ricota e as framboesas frescas. Voltar a enrolar.

Decorar com açúcar em pó, raspas de chocolate branco, framboesas frescas e folhas de hortelã. Bom apetite!

16 comentários:

  1. Que torta tão perfeitinha! A avaliar pelo aspecto deve estar deliciosa.
    Excelente sugestão!
    Beijinhos
    www.petiscana.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana, dei o meu melhor, e quando não fica tão bem enrolada digo que ficou rústica, pois que o rústico assenta-me que nem uma luva, para me desculpa das minhas mãos desajeitadas ;). bjs

      Eliminar
  2. Também gosto muito desse queijo e adoro framboesas por isso nota 10 para esta maravilhosa torta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando as apanho em promoção compro sempre umas quantas embalagens. E eu dou nota 20 á tua torta de cereja que já espreite hoje. bjs

      Eliminar
  3. Está linda e perfeita! beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Simplesmente fantástica. Adorei!! :)
    Bjinhos!!

    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  5. Ai que torta tãoooo linda! Adorei o interior!!
    Está simplesmente magnífica :)
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio Iza. Um bom fim-de-semana e bons cozinhados!

      Eliminar
  6. Que maravilha.
    Que bom desafio.
    Quem me dera saber fazer uma torta assim!!!!
    Linda Linda!
    Beijinhos
    No Conforto da Minha Cozinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Sara se eu consigo que sou umas mãos de manteiga, tu tenho a certeza que ainda farás melhor! bjs e bom fim-de-semana mesmo que chova :)

      Eliminar
  7. Simplesmente maravilhosa, enroladinha na perfeição :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podia ter ficado melhor, mas distraí-me com o forno e a massa secou mais do que queria. Mas agora com a moda do "rústico" safo-me sempre :).

      Eliminar