quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Salmão "quase" Teriyaki

Não é o salmão teriyaki do Gordon Ramsay, porque efetivamente não tinha o Mirin (vinho de arroz), nem o xarope de acér, e nem sequer pensei em dar-me ao trabalho de ir comprá-los, até porque há sempre solução para tudo, menos para a morte, como dizia a minha mãe. Fui espreitar o Rapa Tachos, e pareceu-me que o mel e o balsâmico iriam dar conta do recado, além de que nunca me faltam na despensa. Eu acho que ficou uma delícia e vou sem dúvida repetir, embora a campainha do "mais-que-tudo" apite cada vez que eu uso gengibre. Temos pena!


Ingredientes:
- 4 tranches de salmão (usei selvagem congelado)
- 2 cm de gengibre fresco descascado e cortado finamente
- 2 dentes de alhos descascados e cortados finamente
- 3 colheres de sopa de molho de soja
- 2 colheres de sopa de xarope de acér (usei mel)
- 1 colher de sopa de Mirin (vinho de arroz) (usei vinagre balsâmico)
- azeite
- sal grosso q.b.
- pimenta preta moída na hora

Preparação:
Numa taça misturar o gengibre, o alho, o molho de soja, o mel (ou xarope de acér como na receita original), o vinagre balsâmico (ou Mirin como na receita original)  e um pouco de azeite.

Descongelar naturalmente o salmão. Temperar de sal e pimenta e cobrir com o preparado anterior. Tapar com película aderente e deixar no frigorífico pelo menos 2 horas, ou nunca menos de 20 minutos.

Aquecer uma frigideira com um fio de azeite, e fritar o salmão. Assim que começar a ganhar uma cor opaca a meio da tranche, virar e deixar fritar do outro lado, nunca demasiado para não ficar seco. Regar com a marinada e juntar uns pingos de água se necessário ou o molho estiver muito espesso. Servir de imediato, acompanhado por exemplo com noodles salteados com vários legumes. Bom apetite!

5 comentários:

  1. Adoro estes sabores estilo asiático! E sou testemunha que o mel e o balsâmico ficam deliciosos pois já fiz e, embora nunca tenha provado a outra combinação, tenho a certeza que com esta não se fica nada a perder! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Agora fiquei na dúvida se escrevi molho de soja ou vinagre balsâmico mas era vinagre balsâmico que queria dizer! É o que dá andar à pressa. Tenho mesmo de começar a abrandar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Escreveste bem sim senhora! E toca a descansar! Aliás as duas, que eu ando mesmo a sonhar com umas sonecas este fim-de-semana. beijocas e bom descanso.

      Eliminar
  3. Excelentes sabores, adoro!!!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar