terça-feira, 21 de março de 2017

Coelho à caçador (com coelho manso e sem o sangue)

No almoço do dia do pai para juntar à receita de favas, saiu também um coelho à caçador, feito com os ingredientes normais que toda a gente utiliza com o coelho manso, para que este fique com mais sabor e se aproxime do coelho bravo. Eu acho que ficou saboroso apesar da minha constipação ter-me levado parte do palato, o que me assustou bastante, pois se ele não ficar a 100% terei de arranjar um provador oficial. Abraços a todos.

Ingredientes para 8 pessoas:
Para o coelho:
- 2 coelhos cortados aos pedaços (cerca de 3kg)
- 6 dentes de alho grandes espremidos com utensílio manual próprio
- 1 colher de sobremesa de pimentão doce
- 1 colher cheia de sobremesa de sal grosso (pode ser necessário mais)
- 2 colheres de sopa de azeite + algum para o refogado
- vinho tinto q.b.
- 2 pés de alecrim frescos
- 3 folhas de louro partidas ao meio
- 2 cebolas grandes picadas
- 1 lata pequena de tomate pelado picado (390g)
- salsa picada para polvilhar q.b. (opcional)
Para o pão:
- fatias finas de pão velho tipo alentejano q.b.
- azeite q.b.
- 2 dentes de alho inteiros ligeiramente esmagados
Para acompanhar:
- batatas novas cozidas com casca em água temperada de sal e peladas depois de cozidas

Preparação:
Misturar os alhos com o pimentão doce, o sal e as duas colheres de sopa de azeite. Massajar bem o coelho com este preparado. Colocar o coelho num alguidar grande juntamente com o louro e os pés de alecrim. Regar generosamente com vinho tinto até ficar praticamente submerso. Deixar a marinar pelo menos 2 horas.

Levar um tacho grande ao lume com um fio de azeite. Alourar todos os pedaços do coelho já escorridos da marinada  e ir reservando. (reservar a marinada)

No mesmo tacho levar a cebola a refogar (se necessário adicionar mais um pequeno fio de azeite). Juntar o tomate e deixar reduzir um pouco.

Juntar o coelho ao tacho juntamente com toda a marinada. Tapar e deixar a fervilhar até estar quase tenro. Uns minutos antes destapar para apurar. Retificar o tempero de sal.

Enquanto o coelho apura, pincelar generosamente as fatias de pão, de ambos os lados, com o azeite que esteve a tomar sabor com o alho antes. Forrar o tabuleiro do forno com papel vegetal e dispor as fatias. Levar ao forno pré-aquecido a 180º até dourarem. Se preferirem podem fritar o pão em óleo numa frigideira.

Servir o coelho polvilhado com salsa picada, acompanhado com as fatias de pão e as batatas cozidas. Bom apetite!

2 comentários:

  1. Adoro coelho mas os meus rapazes não gostam e acabo por nunca cozinhar para mim... Tenho que ver se faço para mim e mato saudades.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não pode ser! É fazer e congelar uma parte para outra vez e assim a cozinheira também tem direito a saborear os pratos que mais gosta. beijocas e bons cozinhados!

      Eliminar