sexta-feira, 2 de março de 2018

Bolinhos de laranja e chocolate preto (com óleo de coco e aveia)

Há alturas da vida que perdemos o brilho, o sentido de humor, o  otimismo, a criatividade, o sorriso, etc, basicamente todas as coisas boas que nos fazem levitar e levar a vida com alegria. Esses dias não duram para sempre, são fases, e como todas as fases, passam para darem lugar a outras. Das boas notícias desta semana trago o alívio do meu pequeno de quatro patas que se confirma que está tudo em ordem com ele, isto depois de terem perdido a amostra de sangue e ter voltado ao veterinário para nova recolha. Este assunto já está arrumado!
Arrumados também estão estes bolinhos que dividi com os colegas esta semana. São bolinhos que ficam secos porque evitei por muita gordura e ainda adocei com mel e pus uns pozinhos de aveia, isto porque andamos muito gulosos e já não vamos para novos, e sendo eu a cozinheira tenho de olhar por eles ;)

Ingredientes para 20 bolinhos:
- 6 colheres de sopa de mel
- 1 colher de sopa de óleo de coco (derretido)
- 1 ovo tamanho XL
- raspa de 1 laranja
- 3 colheres de sopa de flocos de aveia finos
- 250g de farinha trigo T55 (pode ser necessário um pouco mais)
- 1 colher rasa de chá de fermento químico
- 70g de chocolate preto picado com a faca (com 70% de cacau)

Preparação:
Numa taça misturar bem o mel e o óleo de coco. Juntar o ovo e voltar a mexer. De seguida acrescentar a raspa de laranja, a aveia, a farinha e o fermento. Quando começar a ser difícil mexer com a colher amassar à mão o suficiente até ficar uma massa homogénea. No final juntar o chocolate e dar umas voltar sem amassar muito.
Levar ao frigorífico uns minutos para endurecer um pouco (cerca de meia hora).
Fazer pequenas bolinhas do tamanho de nozes e ir colocando no tabuleiro do forno já forrado com papel vegetal. Com um garfo pressionar cada uma.

Levar ao forno pré-aquecido a 180º, aproximadamente 10/12 minutos. Deixar arrefecer por completo antes de guardar na caixa ou frasco. Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário